quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A Copa de 2014 será mesmo no Brasil?



Projeto do novo Castelão/Ce

A Copa do Mundo de 2014 será mesmo no Brasil? Acho que sim, né? Costumo dizer que, quem usa o verbo “achar”, tem dúvidas quanto aquilo que está dizendo ou querendo afirmar. Porém, apesar de usá-lo na pergunta acima, acredito que a Fifa bancará o Mundial aqui, mesmo com todos os problemas.
O Brasil é o país do futebol. Pentacampeã do mundo, a seleção canarinho empolga – já empolgou bem mais! – e tem fãs por todo o mundo. E essa força faz com que um mundial deva ser disputado aqui, afinal como pode um país ganhar cinco vezes o principal torneio do planeta e não sediá-lo?
Mas o Brasil merece tal oferenda da Fifa? Não! Neste caso eu não acho, tenho certeza! O país do futebol vive no chamado mundo do “faz de conta”. Estamos em fevereiro de 2011 e a Copa do Mundo está apenas na boca de cada um. Não há barulho de obras em ritmo acelerado para a construção dos estádios. O Maracanã já está “vindo abaixo”, mas é muito pouco. Está atrasado. E São Paulo, cadê o estádio da abertura do Mundial?
A Copa das Confederações tem de ser disputada em 2013, numa prévia do Mundial. Será que os políticos sabem disso... E a Fifa, cadê ela para cobrar?
Belo Horizonte contra-ataca, dizendo que por lá o Mineirão poderá abrigar a primeira partida da Copa, tirando de São Paulo. Mas a capital mineira pode se ter estádio, mas cadê a rede hoteleira e o aeroporto com capacidade para receber os amantes do futebol de todo o mundo? O negócio tá feio...
O que me causa revolta é a passividade dos políticos. O tempo voa e ninguém toma uma atitude. Na pressa, sabe-se que nada sai direito. Mas no Brasil é assim, tudo termina da forma que começou: no ritmo da bagunça, do desleixo, da falta de respeito. A ordem é deixar o problema para lá, afinal o Brasil é o país do futebol e o povo é alegre... Tá certo!?
Na sede da Copa do Mundo de 2014, torcedores aparecem armados no estádio, dando tiros para o alto, trocando o popular rojão por balas de verdade. As mesmas balas que levaram nos últimos dias o ex-árbitro Oscar Roberto Godoy para a UTI, onde se encontra, tentando superar a ameaça de morte. Os mesmos tiros que derrubam milhares de anônimos diariamente, vítimas da guerra contra a bandidagem que se espalha por todos os cantos do país.
Mas tudo bem, o Carnaval está aí. Os bumbos já começam a soar e o povo a sorrir. A Copa, que Copa? Agora é Carnaval. Por favor, deixa para pensar no Mundial em abril. Agora é hora de confete e serpentina. E vamos tocando... Ah, Brasil!
(fonte: Salgueiro FC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário