domingo, 14 de novembro de 2010

A polêmica é maravilhosa e alimenta o futebol


Foi pênalti? Não foi? Ronaldo foi malandro? E Gil, ingênuo? A polêmica toma conta do Brasileirão. A vitória do Timão sobre o Cruzeiro por 1 a 0, neste sábado, no Pacaembu, colocou o Alvinegro na liderança provisória do nacional e deixou o time cruzeirense à beira de um ataque de nervos.
Se foi pênalti ou não, cada um tem sua opinião. E esse é o grande barato do futebol. A discussão deste domingo é exclusivamente sobre a polêmica falta que o árbitro Sandro Meira Ricci marcou do zagueiro Gil em Ronaldo.
Eu insisto: independente da opinião pessoal de cada um, a polêmica é que alimenta o futebol e ainda bem que ela existe!
Erros existem, afinal quem comanda a partida é um ser humano que acerta e erra nos jogos. Já as acusações são muitas, o choro é livre, enfim, é um grande barato os pós-jogos, sobretudo aqueles depois de partidas decisivas como a disputada neste sábado no Pacaembu.
Para mim, foi pênalti. Explico: o menino Gil, zagueiro do Cruzeiro, foi imprudente. O fato de ele não ter tido a intenção de fazer a falta em Ronaldo não o inocenta do erro cometido.
Gil fechou os olhos, tentou cabecear a bola, mas conseguiu apenas dar uma enorme trombada no Fenômeno que, de costas para o lance, recebeu o encontrão enquanto tentava matar a bola no peito. Pênalti! Se fosse fora da área, seria também falta. Pelo menos para mim...
Não sou leviano em apontar aqui que Ricci estava mal-intencionado e, por isso, marcou a infração. Para mim, ele interpretou o lance como força excessíva de Gil e por consequência apontou a marca da cal. Eu penso igual.
É um lance polêmico como tantos outros que já aconteceram no futebol e aparecerão ainda nesta reta final do Brasileirão. O importante é que em meio a discussão sempre seja preservada a honra das pessoas, neste caso do árbitro da partida. Até que provem o contrário, ele é inocente e acima de qualquer suspeita.
Eu não assisti ao jogo. Apenas vi o lance polêmico. Num primeiro momento, sem o replay, banquei que foi pênalti. Depois, vendo a repetição do lance por vários ângulos, fiquei com a mesma opinião: pênalti!
Agora se para você não foi falta no lance, eu respeito. E acho tudo muito legal, afinal essa discussão, quando com respeito, é o maior barato do futebol. E que venha a próxima polêmica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário