quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

FIFA faz mudanças nas regras do futsal

Quem estava acostumado a ver o goleiro-linha poderá não vê-lo mais com tanta frequência. Por outro lado, quem virava as costas para o jogo ao zerar do cronômetro, terá que ficar de olho na quadra até o chute terminar. Acostumem-se, pois a FIFA, entidade que rege o futebol mundial, fez modificações nas regras do futsal.

As mesmas foram anunciadas no último dia 16 e, para a FIFA, começaram a valer imediatamente após o anúncio. Porém, a Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) ainda não se pronunciou a respeito. Segundo os árbitros, a expectativa é para que haja uma reciclagem antes das mudanças vigorarem em solo brasileiro.

* Será o fim do goleiro-linha?

A modificação mais polêmica foi, sem dúvida, no goleiro-linha. Agora será marcado bitoque se o goleiro, após ter controlado a bola uma vez, recebê-la de um companheiro em sua metade de quadra defensiva, mesmo que ela tenha passado a linha do meio. Para um novo toque, o goleiro deverá estar na metade ofensiva. Anteriormente, bastava a bola passar a linha da meia-quadra.

A FIFA justifica a mudança com o objetivo de evitar ações defensivas com o goleiro-linha ou o goleiro adiantado. Na verdade, o uso defensivo do "quinto jogador" não é muito comum. A nova regra forçará aos treinadores colocar o goleiro-linha na ala ou no pivô, e não mais como último jogador. Será arriscado tanto cometer infração com o goleiro trabalhando a bola em sua quadra de defesa, quanto expor-se demais ao deixá-lo no círculo central. Com este jogador especial tão adiantado, a tática poderá não ser mais útil.

* Zerou o cronômetro? Ainda poderá ser gol!

Já a mudança de quando se dá o fim da partida trará mais emoção ao espetáculo. Um período de jogo não terminará mais com o zerar do cronômetro e o seu consequente sinal sonoro, mas sim com o apito do árbitro.

Portanto, se um chute é dado a gol, seja em jogada normal, tiro livre com ou sem barreira ou pênalti, o período ou o jogo só será encerrado quando a bola atingir o seu destino, mesmo que o tempo tenha acabado. Isso exigirá a atenção dos goleiros e defensores até o momento final, pois um jogo pode ser decidido num chute deseperado no último décimo de segundo. Veremos arqueiros e marcadores se jogando para evitar tais tentativas, ao invés de olharem para o relógio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário