As Olimpíadas Escolares do Ceará, organizadas pela Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte) e pela Secretaria de Educação do Estado (Seduc) com apoio das Federações Amadoristas, têm o objetivo de diminuir a evasão escolar, possibilitar a permanência do aluno na escola, promover o intercâmbio sócio-cultural e educacional entre os alunos das diversas escolas do Estado e revelar novos talentos.
Anualmente, os ideais de inclusão social pelo esporte, de complementação da educação pedagógica nas escolas e de revelação de novos valores renovam-se com a realização das Olimpíadas Escolares do Ceará.
O evento no Estado é disputado em treze modalidades (masculino e feminino): atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo tênis de mesa, vôlei e xadrez.
A competição envolve mais de 100 mil alunos de 12 a 17 anos das escolas públicas e privadas dos 184 municípios do Ceará e divide-se em três fases: Municipal, Regional e Estadual.
FASE MUNICIPAL - Compete ao município realizar disputa entre as escolas para a indicação da representante municipal em cada uma das modalidades e em cada uma das categorias (12 a 14 anos e 15 a 17 anos).
FASE REGIONAL - Municípios de cada região disputam entre si para a definição das escolas vencedoras (nas modalidades coletivas) e dos estudantes vencedores (nas modalidades individuais) que irão representar a região. Esta fase está dividida em nove etapas regionais: Cariri; Vale Jaguaribe; Litoral Leste; Inhamuns; Litoral Oeste; Centro; Norte; Ibiapaba e Fortaleza. Essa fase a competência é da Sesporte e CBDE.
FASE ESTADUAL - É a grande final. Compete a Sesporte e CBDE, realizar o evento em Fortaleza, envolvendo os vencedores de cada região nas nove modalidades. Após quatro dias de disputa, são definidos os campeões do Estado que irão representar o Ceará na edição nacional das Olimpíadas Escolares nas categorias 12 a 14 anos e 15 a 17 anos. A fase nacional é um projeto de parceria do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) com o Ministério do Esporte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário