quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Palmeiras é o "patinho feio" do Brasileirão


Corinthians, Flamengo, Cruzeiro, Vasco, São Paulo, Internacional, Fluminense... São vários os clubes candidatos ao título do Brasileirão. No entanto eu tenho notado que na maioria das enquetes sobre quem brigará pelo caneco nacional o Palmeiras é “esquecido” pela imprensa. E isso acontecia antes de a bola rolar e agora se repete mesmo com a competição já em sua 13ª rodada e o Verdão na quarta colocação, com 25 pontos, três atrás do líder Corinthians e acima de rivais badalados como o Colorado (19), o Tricolor carioca (18) e a Raposa (18).
Concluo que o Alviverde é uma espécie de “patinho feio” do Brasileirão.
Vejo o Palmeiras com uma equipe competitiva, que tem um conjunto forte e isso se deu por méritos do técnico Felipão. O treinador conseguiu dar uma cara a um time formado por um elenco limitado, porém bastante comprometido. E admito aqui que antes de o nacional começar eu não esperava que o Alviverde pudesse ter um desempenho como tem apresentado até agora.
O grande trunfo deste Palmeiras de Felipão está no conjunto da equipe e principalmente no comprometimento do elenco com o trabalho do treinador. No entanto não se pode negar que o time tem também talentos individuais que dão à equipe um toque de técnica e experiência.
Jogadores como o goleiro Marcos, o meia Valdívia, o volante Marcos Assunção e o atacante Kleber formam uma boa espinha dorsal de um time que se completa com jogadores eficientes como Maurício Ramos, Thiago Heleno, Márcio Araújo e Maikon Leite, só para citar alguns. Falta opções no banco e reservas? Sim, falta...
O Palmeiras é atualmente um time que pode perder e isso vai acontecer ainda algumas vezes na competição, no entanto vai vender caro a derrota até pela fibra e entrega dos jogadores nas partidas.
Por isso contesto o fato de o Palmeiras não encabeçar a lista de clubes favoritos ao título do Brasileirão, pois entendo que o time pode brigar de igual para igual com as principais equipes do nacional. Vejo, sim, o Alviverde com um elenco inferior ao de Corinthians, Flamengo e Santos, por exemplo, mas diante dos demais rivais o Palmeiras não perde para ninguém e está sim na briga pelo topo do nacional.
Num Brasileirão por pontos corridos, cujos times são competitivos e a maioria está no mesmo nível, o Palmeiras tem de ser colocado na briga. E se isso não acontece é por equívoco da maioria, pois os números provam que o Verdão pode brigar pela parte de cima da tabela.
E a vitória sobre o Atlético-MG, sábado, do Canindé, trouxe essa certeza à torcida e também ao técnico Felipão que, pela primeira vez, falou a palavra título ao comentar o atual momento do time no Brasileirão.
Para o treinador, o Palmeiras está no páreo. E estou com ele. Discordam desta tese boa parte da imprensa, que insiste em colocar o Verdão como candidato “apenas” a uma das vagas na Libertadores e a “turma do limão”, grupo de torcedores que o próprio Felipão apelidou, referindo-se aos fanáticos que se posicionam nas numeradas e passam o jogo pegando no pé dos jogadores alviverdes (fonte:Salgueiro FC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário