quinta-feira, 30 de junho de 2011

Copa 2014: Sorteio Preliminar será realizado em 30 dias



O secretário geral da FIFA, Jérôme Valcke, irá conduzir os sorteios para todas as zonas de eliminatórias com exceção da América do Sul, que irá disputar as eliminatórias de acordo com um formato de liga. Os sorteios irão contar com convidados que estão dentre os grandes nomes do futebol brasileiro de hoje, ontem e amanhã, a serem anunciados oportunamente.

No total, 166 associações-membro participantes, provenientes de cinco zonas de eliminatórias (África, Ásia, Europa, América do Norte, Central e Caribe e Oceania), irão descobrir quem se enfrentará na disputa por uma das 31 vagas disponíveis na Copa do Mundo da FIFA 2014, no Brasil, em junho e julho de 2014.

Ceará na disputa:

Enquanto o sorteio não chega, a cidade-sede de Fortaleza se prepara para entrar na disputa para receber os jogos de semifinal do mundial e para sediar a Copa das Confederações em 2013. Para isso, a obra do estádio Castelão segue a todo vapor, com previsão para conclusão em dezembro de 2012. A obra já ultrapassa 20% de execução.

Atualmente, todas as quatro etapas estão em andamento. Na parte interna, todo o anel inferior já foi demolido e a implosão do local onde funcionará o Edifício Central, prevista para setembro, foi antecipada e realizada no dia 12 junho. Do lado de fora, a primeira fase da obra segue dentro do cronograma com a construção da primeira etapa do estacionamento e do novo prédio da Secretaria do Esporte do Estado, que serão concluídos em agosto. Além disso, foi iniciado o processo de terraplanagem da área de Hospitalidade exigida pela FIFA e iniciada a construção da segunda fase do estacionamento.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Olimpíadas Escolares 2011

As Olimpíadas Escolares 2011 estão confirmadas para o período entre 1º e 31 de julho. Até lá, as inscrições podem ser feitas na Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte). As Olimpíadas se dividem em três fases: municipal, regional e estadual. A primeira delas ocorre em cada município. A expectativa é que cerca de 100 mil alunos, na faixa etária entre 12 a 17 anos, de escolas públicas e privadas dos 184 municípios do Ceará, participem da competição.

Este ano, a Sesporte definiu que as Olimpíadas Escolares serão disputadas em 13 modalidades: atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei e xadrez. Todas elas, nas categorias masculino e feminino. A supervisão técnica das competições cabe às federações amadoras das respectivas modalidades.

Os jogos são realizados em parceria com a Secretaria de Educação do Estado, já que o evento também tem caráter pedagógico. O objetivo também é diminuir a evasão escolar, promover o intercâmbio sócio-cultural e educacional entre os alunos das diversas escolas do Estado.

Finais em Fortaleza
Como as disputas são regionalizadas, apenas na fase final das Olimpíadas Escolares é que os jogos serão trazidos para Fortaleza. E os melhores do Estado disputarão as Olimpíadas nacionais. A competição envolve alunos de escolas da capital e também do interior cearense.

VAGAS EM DISPUTA

Os melhores na disputa ganham vaga nas Olimpíadas Escolares nacionais. E os melhores do País, nos Jogos Sul-Americanos.

100 mil alunos irão participar das Olimpíadas Escolares no Ceará, envolvendo jovens de 12 a 17 anos de escolas dos 184 municípios.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Finais dos Jogos Abertos do Interior começam dia 23 de junho


1727 atletas de 56 municípios se enfrentam na Etapa Estadual

Chegou o momento da decisão! A etapa final dos Jogos Abertos do Interior será realizada a partir do dia 23 até 26 de junho, em Morada Nova. A cerimônia de abertura será na quinta-feira (23), às 18h, no Ginásio de Esporte Dr. Jorge Luis Chagas Maia. A grande final acontecerá no domingo a partir das 9h.

Após a definição dos finalistas de cada região (Maciço/Metropolitana, Norte/Ibiapaba, Sul/Cariri, Vale do Jaguaribe, Inhamuns/Centro), 1727 atletas de 56 municípios se classificaram para a Etapa Estadual. Os campeões das modalidades basquete, vôlei, futsal, handebol e futebol, no masculino e no feminino, serão conhecidos neste final de semana.

Jogos Abertos do Interior

A competição tem a finalidade de promover o intercâmbio esportivo entre os municípios participantes. Um dos objetivos do certame é apontar o surgimento de novos valores no cenário esportivo cearense. Além do futebol, acontecerão disputas nas modalidades voleibol, basquete, handebol e futsal.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Títulos ou estrutura, o que você prefere?




O sucesso do São Paulo Futebol Clube contaminou os rivais brasileiros, que partiram em busca da estrutura sonhada, igual ou melhor a do Tricolor. A meta atual dos grandes é ostentar um centro de treinamentos de ponta, se possível com hotel integrado, uma sala de musculação e fisioterapia de primeiro mundo, tudo em nome da modernidade. Mas e os títulos?
Convido o amigo internauta a uma reflexão: o que é melhor, ter uma estrutura de primeiro mundo ou ganhar títulos? É claro que juntar os dois seria o ideal, o sonho de consumo de qualquer clube, mas não é isso que temos visto...
O São Paulo, com toda sua estrutura e pose de “Soberano”, já amarga uma estiagem que incomoda seus torcedores. O Corinthians por outro lado injeta milhões em seu novo CT na busca por se equiparar ao rival e ficar mais próximo das conquistas.
Enquanto isso, no Rio de Janeiro, os clubes cariocas vão papando os títulos. Foi assim nos dois últimos nacionais, em que Flamengo e Fluminense levantaram a taça e agora com o Vasco, campeão da Copa do Brasil.
Sabe-se que a estrutura dos clubes cariocas é pequena. Muricy deixou o Fluminense criticando a falta de um centro de treinamentos. O Flamengo busca se modernizar, mas ainda engatinha com o "Ninho do Urubu". Já Botafogo e Vasco seguem, na raça, sobrevivendo, longe de ter uma estrutura de treinamentos como Atlético-MG, Cruzeiro, Goiás, Corinthians, São Paulo...
Aprendi que um clube vive de títulos. Isso é reflexo de seu torcedor apaixonado, que não deseja saber qual é o tipo da grama do campo do centro de treinamentos do seu time. Ele deseja, sim, festejar conquistas, debochar do rival e comprar camisas comemorativas.
Eu vejo a estrutura como algo importante para o sucesso de uma equipe de futebol. Mas não é só isso. É vital que o time jogue bola também. É claro que uma coisa está ligada a outra. No entanto não pode haver obsessão por estrutura e esquecer de jogar, de decidir em campo.
Por exemplo: na atual Copa do Brasil, das equipes envolvidas na competição, São Paulo, Atlético-MG, Atlético-PR e Palmeiras, só para citar alguns clubes, tinham estruturas superiores a do Vasco da Gama. Porém foi o clube carioca quem ergueu a taça, calando a boca daqueles que acreditam que só quem tem CT´s de ponta podem festejar conquistas.
Foi assim também nos últimos dois nacionais, em que as principais potenciais do futebol brasileiro estiveram na disputa, mas o Flamengo e o Fluminense chegaram lá, levantando a taça.
Eu não acho que é chegada a hora de mudar os conceitos. Creio apenas que o foco tem de ser os títulos. Estrutura é importante, sem dúvida, mas contratar bem, de forma eficiente, é ainda melhor. E você, o que acha?
(Fonte:Salgueiro FC)

terça-feira, 7 de junho de 2011

Ronaldo e o adeus à seleção: saudades...


Nesta terça-feira, dia 7 de junho, o atacante Ronaldo dará adeus à seleção brasileira, numa justa homenagem da CBF ao craque, que sempre honrou a camisa amarelinha com gols e títulos. Será um dia triste para o futebol, porém histórico.
Ronaldo entrará em campo por alguns minutos no duelo amistoso contra a Romênia, no Pacaembu. Fora de forma e emocionado, o atacante apenas fará parte de uma festa feita a ele e num estádio que, diga-se de passagem, virou sua nova casa depois da vitoriosa passagem pelo Corinthians.
Ronaldo foi um dos melhores atacantes que eu vi jogar. Depois de Pelé e Zico, o Fenômeno foi responsável pelas minhas maiores emoções na juventude. O craque sempre esteve acima de tudo e sempre o reverencie seja com qual camisa estivesse em ação pelo mundo.
Neste duelo contra a Romênia, o torcedor tem de entender que ali estará o atacante brasileiro, o maior artilheiro em Copas do Mundo. Equivocados serão àqueles fanáticos que poderão ver de forma ridícula o Ronaldo do Corinthians e vaiar o Fenômeno. Isso seria de uma ingratidão enorme, pois o craque merece apenas aplausos.
O artilheiro Ronaldo deixará saudades nos corações dos amantes do bom futebol. Sincero, ele admite que sentirá também uma dor enorme no peito e as lágrimas serão inevitáveis. Mas como toda história tem um começo, meio e fim, o Fenômeno encara agora o encerramento de sua brilhante passagem pela seleção brasileira. É o fim do ciclo de um jogador que deu muitas alegrias à torcida brasileira e por isso tem de ser reverenciado até o último dia de vida.
Seleção Brasileira – O duelo desta noite de terça-feira será de festa, porém a vitória é obrigação. O empate sem gols, diante da Holanda, sábado, em Goiânia, frustrou a torcida e serviu para pressionar um pouco mais o técnico Mano Menezes.
O treinador promove uma boa reformulação na equipe brasileira, porém os resultados não têm aparecido. Quem acompanha futebol sabe que sem vitórias todo o trabalho, por mais que seja bem executado, sofre turbulência. Por isso a necessidade de vitória sobre a fraca Romênia.
Acredito que a Copa América, a partir de julho, definirá muita coisa na seleção brasileira, inclusive a permanência de Mano Menezes. Reitero: resultados são importantes para dar tranquilidade a um trabalho, principalmente em se tratando de uma seleção pentacampeã do mundo.(fonte: Salgueiro FC)

Marcos Assunção, o "velhinho" que resolve!


O gol da vitória do Palmeiras sobre o Atlético-PR por 1 a 0, neste sábado, no Canindé, foi do volante Chico, de cabeça. Porém o lance nasceu mais uma vez dos pés de Marcos Assunção, que é disparado hoje o jogador mais importante do limitado time alviverde.
Esqueça Valdívia, Kléber, Lincoln, o “cara” do Palmeiras é o volante que vai completar no mês que vem 35 anos. Assunção é o principal municiador dos atacantes, com assistências perfeitas, quando não derruba os goleiros rivais com chutes certeiros de média e longa distância.
Apesar da sua importância para o time, Assunção não aceita tal rótulo. Experiente, sabe que esa constatação escancarada na imprensa não faria bem ao time, por isso recusa o rótulo, demonstrando inclusive indignação quando perguntado: “Não existe isso aqui, somos um grupo”, bradou o volante ao final do triunfo sobre o Furacão.
Atitude nobre de Assunção, porém sem ele o Palmeiras estaria em maus lençóis. O Alviverde ostenta a liderança provisória do Brasileirão e Assunção é o comandante do time. É verdade que dos três gols marcados pelo Palmeiras até agora no nacional, dois foram de bola rolando. Mas com o "velhinho" o time ganha em personalidade e jogadas com a bola rolando e parada. Quem acompanha os jogos do Palmeiras, sabe...
Pra variar, apenas o goleiro Marcos, com seu jeito descontraído e sincero, admite a dependência que o time tem dos lances de bola parada de Assunção. Negar isso é faltar com a verdade.
Não à toa que a renovação de contrato de Assunção com o clube foi demorada e por pouco o Palmeiras perdeu o veterano para rivais como o Bahia, por exemplo, que fez proposta milionária para ter o volante. Antes do time baiano, o Peixe já havia também demonstrado interesse.
Aponto Assunção atualmente como o melhor da posição atuando no Brasil. Apesar da idade avançada, o “bom velhinho” colhe os frutos de ter sido um atleta profissional desde o início da carreira, o que o faz correr ainda como um menino. O Palmeiras agradece e a torcida também. Afinal, o atual Verdão é Marcos Assunção e mais dez. E fim de papo!(fonte: Salgueiro FC)