sexta-feira, 10 de junho de 2011

Títulos ou estrutura, o que você prefere?




O sucesso do São Paulo Futebol Clube contaminou os rivais brasileiros, que partiram em busca da estrutura sonhada, igual ou melhor a do Tricolor. A meta atual dos grandes é ostentar um centro de treinamentos de ponta, se possível com hotel integrado, uma sala de musculação e fisioterapia de primeiro mundo, tudo em nome da modernidade. Mas e os títulos?
Convido o amigo internauta a uma reflexão: o que é melhor, ter uma estrutura de primeiro mundo ou ganhar títulos? É claro que juntar os dois seria o ideal, o sonho de consumo de qualquer clube, mas não é isso que temos visto...
O São Paulo, com toda sua estrutura e pose de “Soberano”, já amarga uma estiagem que incomoda seus torcedores. O Corinthians por outro lado injeta milhões em seu novo CT na busca por se equiparar ao rival e ficar mais próximo das conquistas.
Enquanto isso, no Rio de Janeiro, os clubes cariocas vão papando os títulos. Foi assim nos dois últimos nacionais, em que Flamengo e Fluminense levantaram a taça e agora com o Vasco, campeão da Copa do Brasil.
Sabe-se que a estrutura dos clubes cariocas é pequena. Muricy deixou o Fluminense criticando a falta de um centro de treinamentos. O Flamengo busca se modernizar, mas ainda engatinha com o "Ninho do Urubu". Já Botafogo e Vasco seguem, na raça, sobrevivendo, longe de ter uma estrutura de treinamentos como Atlético-MG, Cruzeiro, Goiás, Corinthians, São Paulo...
Aprendi que um clube vive de títulos. Isso é reflexo de seu torcedor apaixonado, que não deseja saber qual é o tipo da grama do campo do centro de treinamentos do seu time. Ele deseja, sim, festejar conquistas, debochar do rival e comprar camisas comemorativas.
Eu vejo a estrutura como algo importante para o sucesso de uma equipe de futebol. Mas não é só isso. É vital que o time jogue bola também. É claro que uma coisa está ligada a outra. No entanto não pode haver obsessão por estrutura e esquecer de jogar, de decidir em campo.
Por exemplo: na atual Copa do Brasil, das equipes envolvidas na competição, São Paulo, Atlético-MG, Atlético-PR e Palmeiras, só para citar alguns clubes, tinham estruturas superiores a do Vasco da Gama. Porém foi o clube carioca quem ergueu a taça, calando a boca daqueles que acreditam que só quem tem CT´s de ponta podem festejar conquistas.
Foi assim também nos últimos dois nacionais, em que as principais potenciais do futebol brasileiro estiveram na disputa, mas o Flamengo e o Fluminense chegaram lá, levantando a taça.
Eu não acho que é chegada a hora de mudar os conceitos. Creio apenas que o foco tem de ser os títulos. Estrutura é importante, sem dúvida, mas contratar bem, de forma eficiente, é ainda melhor. E você, o que acha?
(Fonte:Salgueiro FC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário